As Gingas Do Maculusso: O Melhor da Música Tradicional Angolana
As Gingas Do Maculusso sÃo um grupo de cinco mulheres que cantam e danÃam a música tradicional angolana, com destaque para o semba, o kizomba e o kuduro. Elas surgiram em 1983, no bairro do Maculusso em Luanda, no Ãmbito do projecto Avilupa Kuimbila que era coordenado por Rosa Roque e que foi tambÃm a mentora do grupo. Estrearam-se num dos programas infantis da RÃdio Nacional de Angola e desde entÃo têm conquistado o público com a sua alegria, energia e talento.
As Gingas Do Maculusso ColectaneaAs Gingas Do Maculusso 24
O grupo à composto por Celma Miguel, Gersy Pegado, Georgina Stela, Maria JoÃo Paula Daniela e PatrÃcia Faria. Elas jà lanÃaram vÃrios discos, entre eles Mbanza Luanda, Malanje-Natureza & Ritmos, Xiyami, Muenhu Luachimo e O Melhor das Gingas do Maculusso. Este último à uma colectÃnea que reúne os seus maiores sucessos, como Kimbange, Kandengue Atrevido, N'Zambi e Muxima. As Gingas Do Maculusso sÃo consideradas um dos melhores grupos de música moderna/tradicional de Angola e foram premiadas com o PrÃmio de Melhor Grupo de Música Moderna/Tradicional na ediÃÃo de 2020 dos PrÃmios Globo Zap.
As Gingas Do Maculusso continuam a actuar em vÃrios palcos, tanto em Angola como no exterior, levando a sua música e a sua cultura para o mundo. Elas sÃo um exemplo de empoderamento feminino, de valorizaÃÃo da identidade nacional e de preservaÃÃo das raÃzes musicais angolanas. As Gingas Do Maculusso sÃo mais do que um grupo musical: sÃo um patrimÃnio cultural de Angola.
As Gingas Do Maculusso têm uma forte ligaÃÃo com o bairro do Maculusso, onde nasceram e cresceram. Elas consideram o bairro como a sua fonte de inspiraÃÃo e de aprendizagem musical. O Maculusso à um dos bairros mais antigos e histÃricos de Luanda, onde se encontram vÃrias instituiÃões culturais, como o Museu Nacional de Antropologia, o Centro Cultural Brasil-Angola e a Casa da Cultura do Rangel. O bairro tambÃm à conhecido pela sua diversidade Ãtnica e social, pela sua gastronomia tÃpica e pelo seu ambiente festivo.
As Gingas Do Maculusso têm como objectivo divulgar e promover a música tradicional angolana, tanto dentro como fora do paÃs. Elas jà actuaram em vÃrios paÃses, como Portugal, Brasil, FranÃa, Alemanha, Estados Unidos e China. Elas tambÃm participaram em vÃrios eventos e festivais internacionais, como o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, o Festival Internacional da Lusofonia e o Festival Internacional da Francofonia. As Gingas Do Maculusso sÃo embaixadoras da cultura angolana no mundo e orgulham-se de representar o seu paÃs com a sua arte.
As Gingas Do Maculusso sÃo um grupo que transmite alegria, amor e esperanÃa atravÃs da sua música. Elas cantam sobre temas como a paz, a solidariedade, a amizade, a famÃlia e a fÃ. Elas tambÃm cantam sobre a histÃria, a geografia, a natureza e a beleza de Angola. Elas usam instrumentos tradicionais, como o batuque, o dikanza, o ngoma e o kissange, e misturam ritmos e estilos musicais, como o semba, o kizomba, o kuduro, o kilapanga e o rebita. Elas criam uma música que à ao mesmo tempo moderna e tradicional, que à ao mesmo tempo angolana e universal.
As Gingas Do Maculusso sÃo um grupo que merece ser conhecido e apreciado por todos os amantes da música. Elas sÃo um grupo que honra e celebra a música tradicional angolana, que à uma das mais ricas e variadas do mundo. Elas sÃo um grupo que faz parte da histÃria e da cultura de Angola. As Gingas Do Maculusso sÃo um grupo que faz a diferenÃa com a sua música. 29c81ba772
https://de.ovlgroup.net/group/ezoterika-cvet-razuma/discussion/1110bbc2-daaf-4552-bc8d-debc4b60d447